A 3ª edição da Missão Sertão é um projeto social promovido pela Igreja Cristã Maranata (ICM) visando proporcionar atendimento médico, odontológico e de enfermagem aos moradores ribeirinhos das comunidades à margem do rio São Francisco, no estado da Bahia, Brasil. A ação social desta edição ocorreu entre os dias 25 a 30 de setembro de 2023, nos municípios de Carinhanha, Malhada, Vila Porto Agrária, Palmas de Monte Alto e Guanambi, na Bahia, além de Juvenília, em Minas Gerais. Este projeto é planejado e coordenado pela Missão Internacional Cristã Maranata (MICM), com a participação de 46 voluntários, incluindo a equipe dedicada à ação social e outra à evangelização.
Segundo o Pr. João Cidade, presidente da MICM, os voluntários são membros ativos da igreja e frequentam regularmente as escolas bíblicas dominicais. Durante a jornada, a missão oferecerá atendimento médico gratuito por intermédio de 18 profissionais voluntários das seguintes especialidades: pediatria, ginecologia, clínica geral, cardiologia, odontologia, enfermagem e farmácia. Além disso, a evangelização será realizada por 28 voluntários, incluindo instrumentistas, cantores, intérpretes de LIBRAS e professoras de escola bíblica dominical.
Atuação dos voluntários em Carinhanha
Os voluntários se encontraram no domingo (24), na cidade de Guanambi. Participaram do culto de abertura da missão na ICM do bairro Araújo. Na manhã da segunda-feira (25), percorreram uma hora e meia do Maanaim do município de Guanambi/BA até Carinhanha. Realizaram cantatas pelas ruas e distribuíram folhetos contendo mensagens bíblicas de esperança. Ofereceram orações aos moradores, enquanto as professoras de crianças compartilhavam histórias bíblicas com recursos didáticos para facilitar a compreensão dos pequenos evangelizados. O trabalho de acessibilidade foi realizado por intérpretes de LIBRAS. “No final das cantatas, passamos por uma escola e a diretora nos convidou a entrar para darmos uma palavra de esperança para as crianças”, contou Leticia Feitosa, evangelista, professora e instrumentista.
A escola visitada foi à creche Proinfância Professora Alessandra Pereira de Souza. Cantaram louvores e compartilharam histórias bíblicas com as crianças. A equipe de odontologia realizou uma palestra sobre higiene bucal e distribuiu 130 kits de escovação dos dentes. As crianças ficaram felizes com a presença dos voluntários neste dia. Os atendimentos médicos ocorreram no posto de saúde (UBS da SUDENE), resultando em 21 atendimentos e 24 procedimentos odontológicos, 19 atendimentos de cardiologia, 16 de pediatria, 18 de clínica geral e 18 atendimentos ginecológicos. Além disso, foram realizadas 71 consultas de enfermagem com 213 procedimentos, 19 exames de eletrocardiograma e 50 receitas atendidas. No total, foram distribuídos 150 medicamentos.
Palavra de Esperança Durante o Atendimento
Os voluntários da ação social são profissionais de saúde integrados à igreja, que vivem uma experiência real com o Espírito Santo, sensíveis às necessidades espirituais daqueles que entram em seus consultórios. Uma das experiências marcantes ocorreu com uma mulher que procurou atendimento urgente. Após receber atendimento e orações, Deus operou uma transformação em seu coração, removendo toda a amargura que ela sentia em relação a um membro da família. A mulher saiu do posto de saúde com a cabeça erguida e o coração cheio de alegria e paz, conforme relato do cirurgião-dentista, Vinícius Bento Alves.
Também no atendimento médico, uma mulher estava observando as médicas antes de ser atendida. Conforme relato da médica, Dúnnia Peredo Murtha, a mulher estava triste, com problemas pessoais com seu esposo. Após ouvir uma palavra de consolo do Senhor, recebeu a bênção de se sentir especial e amada por Deus. Durante a oração, após o atendimento médico ginecológico, ela recebeu libertação para começar a servir ao Senhor.
Evangelizações pelas ruas
Conforme depoimento do voluntário Daniel Sales, evangelista, os voluntários se preparam para a missão com consagrações. Com isso, presenciaram a operação do Espírito Santo durante as abordagens por onde passavam. Daniel destacou a história de um homem triste que precisava saber que Jesus amava sua vida; e de outro homem, que precisou ouvir um recado de Deus para a sua vida: “ainda há tempo”, pois estava distante do caminho do céu.
Durante a evangelização, Helena Wandermurem, intérprete de LIBRAS, testemunha a experiência de uma senhora idosa, que estava sentada à porta de sua casa, com dificuldades de audição, e que não conseguia compreender a oração. Então, durante o louvor “Divino Companheiro”, houve a interpretação em LIBRAS e esta senhora começou a acompanhar os sinais da intérprete e foi edificada, pois compreendeu a mensagem de Deus para a sua vida.
Experiência com Acessibilidade
No culto à noite, uma surda que não sabia LIBRAS, não quis se assentar no banco da frente para acompanhar os sinais dos intérpretes, pois estava com vergonha. No entanto, mesmo de longe, conseguiu acompanhar a interpretação do culto, foi quebrantada pelo Espírito Santo e conseguiu aprender alguns sinais. No final, recebeu oração e se inscreveu no canal da ICM no YouTube para continuar participando dos cultos online, pois nas transmissões há interpretação em LIBRAS.
Por Andréia Talma
Fotos de Lucélia Loureiro e Michael Vieira


















