O início do atendimento médico da 9ª Missão Amazônia começou na segunda-feira, 29, na Vila Nova Jerusalém, após duas horas de navegação pelo rio Tajapuruzinho. Essa comunidade ribeirinha fica localizada na zona rural do município de Melgaço. Médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, professoras de crianças e coordenação formaram um grupo de 21 voluntários para esse deslocamento. Fizeram a triagem na comunidade e atenderam os pacientes em um barco saúde, que é uma embarcação equipada com consultórios médicos e odontológicos e também farmácia, chamado de Unidade Básica de Saúde Familiar.
Quanto aos atendimentos, foram 88 pacientes pela pediatria, 41 pela cardiologia, 2 pacientes na ortopedia, 25 procedimentos pela ginecologista, 67 atendimentos de clínica geral, 223 pacientes pela ala de enfermagem com 669 procedimentos. Nos consultórios de odontologia, 17 pacientes foram atendidos e 33 procedimentos foram realizados. Além disso, a farmácia aviou 291 receitas e distribuiu 1455 medicamentos.
Enquanto acontecia os atendimentos, a professora voluntária, Letícia Feitosa, cantava louvores e ensinava histórias da Bíblia às crianças que estavam no local. Ela observou que as crianças estavam ouvindo falar de Jesus pela primeira vez e ficaram muito felizes com as bênçãos que receberam de Deus neste dia. A preciosa semente foi lançada em seus corações.
Médicos também evangelizam
Uma característica especial deste projeto social da Igreja Cristã Maranata, é que os médicos também evangelizam. Além do atendimento, Deus usa suas vidas para entregarem uma palavra de esperança aos pacientes. Como, por exemplo, a experiência do médico Dário Cézar, pediatra, que atendeu uma mãe com quatro filhos. No final, falou que Jesus queria cuidar dela de uma forma tão especial, que ela encontraria o verdadeiro descanso que procurava. Ela recebeu oração e aceitou o Senhor Jesus como seu Salvador!
Segundo grupo evangeliza o Município de Melgaço
Paralelamente, um grupo com 23 voluntários evangelistas ficaram no município de Melgaço. Fizeram evangelizações pelas ruas e escolas. Cantaram louvores com as crianças, lecionaram aulas bíblicas e distribuíram um folheto que contém uma palavra de esperança para seus corações. A voluntária Debora Kelly Santana Miguel contou uma história da Bíblia para uma criança e depois evangelizou sua mãe, que estava desviada, sem comunhão com Deus. Na mesma hora ela foi quebrantada e reconciliou sua vida com Jesus.
Na evangelização, que ocorreu na escola municipal José Maria Rodrigues Viégas Júnior, uma das experiências a ser destacada é de uma professora que estava com um problema pessoal em sua casa e queria abandonar seu lar. Deus revelou esta situação para um dos evangelistas através dos dons espirituais para que ela fosse liberta e recebesse uma benção de Deus em sua vida.
Além das evangelizações, distribuíram convites para o culto da noite que transmitiu uma mensagem bíblica que traduz o nome da igreja, Maranata, que significa “O Senhor Jesus Vem”!
Amanhã, 30, todos os voluntários ficarão juntos no município de Melgaço para os atendimentos médicos, odontológicos e realização de um culto especial de evangelização e finalização dos trabalhos sociais neste município.
Por Andréia Talma
Fotos de Fábio Castro e Lucélia Loureiro