O quarto dia da 2ª edição da Missão Sertão aconteceu em Bonfim/BA, na última quarta-feira (17), conduzido pelos voluntários evangelistas e profissionais de saúde, membros da Igreja Cristã Maranata (ICM) de todo o Brasil. Este projeto social, médico e evangelístico, realizado pela ICM, conta com o apoio da Missão Cristã Maranata (MICM), organização religiosa sem fins lucrativos, que congrega grupos de missões evangelísticas no Brasil e no exterior, desde 1978. Cada cidade contemplada para fazer parte da rota de cada missão é escolhida pela carência de médicos especialistas e de evangelização.
Atendimento médico e evangelização
As consultas médicas ocorreram no posto de saúde Ramiro Augusto de Miranda, no bairro Gamboa, Bonfim/BA. Houve 236 atendimentos com especialistas, entre eles, 25 com ginecologista, 27 de pediatria, 32 com ortopedista, 21 de clínica geral e 13 com cardiologista. Também houve 118 procedimentos de enfermagem. Distribuíram 62 receitas e 186 medicamentos.
O pediatra Dário Cézar relatou que aproximadamente 30 crianças foram atendidas, a maioria com necessidades físicas e espirituais. “Uma criança de cinco anos, com hipotireoidismo, que faz acompanhamento médico em Salvador/BA, estava esperando há dois anos por agendamento com pediatra. A mãe ficou feliz com o atendimento da Missão Sertão, pois até então dependia de se deslocar para outra cidade.”, disse Dário. Logo após o atendimento, toda a família recebeu oração e voltaram para casa com alegria.
Conforme informações do cirurgião-dentista, Poliano Venturim, não houve atendimentos odontológicos, apenas palestras de Saúde Bucal na Escola Centro Educacional Construindo Sonhos. Houve também uma mensagem bíblica para as crianças e, logo após, orientações sobre escovação e distribuição de 160 Kits de higiene bucal. O momento foi marcante para todos da instituição.
Há falta de médicos especialistas em municípios brasileiros
O município de Bonfim/BA é carente de médicos especialistas. Conforme depoimento da enfermeira, Gabriela Amaral, que atua como voluntária na triagem, dentro dos postos de saúde que a Missão Sertão passa. A ginecologista Dúnnia Peredo Murtha observou a mesma carência nesta região e relatou: “Muitas mulheres atendidas nunca foram ao ginecologista; meninas muito novas com muitos filhos por falta de informação. Para mim foi muito gratificante poder ensinar métodos anticoncepcionais, ajudar em tratamentos crônicos, poder fornecer medicação e levar uma Palavra de Esperança ao coração delas.”. A doutora Dunnia ainda disse que ficou maravilhada por ver muitas mulheres atendidas tendo experiências com o Senhor Jesus durante os atendimentos.
Voluntários cumprindo a missão de levar a Palavra de Deus pelas ruas da cidade
As ações evangelísticas ocorreram simultaneamente, com cantatas e abordagens aos moradores. Uma Palavra de Esperança descrita em um folheto da ICM foi entregue, oração a quem desejava e convite para o culto evangelístico, que ocorreu no encerramento do dia, no Ginásio Poliesportivo João Correia. A voluntária Yasmim Passos contou a experiência de uma jovem que foi abordada. “Ela disse que nunca tinha ouvido falar sobre salvação ou arrebatamento. Oramos por ela e o Senhor revelou uma tristeza profunda em seu coração. Às vezes, jovem se perguntava como poderia ser mais alegre. Foi dito a ela que Jesus é a alegria!”, relatou Yasmim Passos.
No culto de evangelização, 80 visitantes foram assistidos de 160 participantes. A mensagem foi “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Ap. 3:20).
Quando o culto terminou, Andréia Mercês, cozinheira voluntária desta edição da Missão Sertão, contou uma experiência que aconteceu no período da assistência. Um jovem relatou ter entendido a mensagem sobre as trombetas, descritas no livro de Apocalipse. Também ficou maravilhado com a abordagem nas ruas pelos evangelistas, pois as palavras que ouviu trouxeram alívio a sua alma, o conduzindo ao culto da noite.
Por Andréia Talma
Fotos de Fábio Castro e Lucélia Loureiro