Às 7h, a equipe da 7ª Missão Amazônia começou sua viagem com destino ao município de São Sebastião da Boa Vista, de barco, com duração de aproximadamente quatro horas. Nessa região da Ilha de Marajó, na Amazônia, o meio de transporte utilizado são embarcações para ter acesso às comunidades ribeirinhas. Durante a viagem os voluntários fizeram cultos cantando louvores e meditaram na Palavra de Deus (Bíblia).
Os atendimentos médicos e odontológicos começaram à tarde, entre 14h30 e 19h, nos postos de saúde do município, um deles, denominado Unidade Básica de Saúde Estelita Barbosa da Silva. Cerca de 55 pacientes foram atendidos pelos cirurgiões-dentistas, 59 por clínicos-gerais, 24 por pediatras, 18 por cardiologistas, 16 por ginecologistas e 7 exames de ultrassom. “Pudemos atender várias pessoas que realmente estavam precisando do nosso trabalho”, disse o doutor Orlando Francisco Los. Os medicamentos foram distribuídos de um barco, local no qual foi montado o setor de farmácia para dar suporte aos postos.
As evangelizações também foram realizadas pelas ruas, nas quais os voluntários falavam do amor de Deus, distribuíram o folheto da Palavra de Esperança e fizeram os convites para o culto que ocorreria à noite. Uma família pediu oração e parte dos evangelistas entrou na casa em que residia para orar por todos os membros, conforme relatos de Ana Carolina Leão, voluntária pela Rádio Maanaim da Igreja Cristã Maranata (ICM).
O culto à noite foi especial, pois além de evangelístico, consagrou um salão da ICM na rua Custódio Ferreira. Meia hora antes, uma chuva forte surpreendeu a todos, mas pela oração, os voluntários puderam viver a experiência de sentirem o atuar de Deus cessando a chuva e permitindo que todos os convidados chegassem ao local. Muitas pessoas que passavam pela rua do salão também foram convidadas minutos antes da consagração e aceitaram o convite. O culto foi alegre, festivo, Deus falou aos corações dos participantes. Houve oração e assistência aos 98 visitantes que, entre adultos, jovens e crianças, assistiram um culto da ICM pela primeira vez.
Amanhã, a comunidade Vila Raquel e a comunidade do rio Umarituba serão alvos desse projeto evangelístico de atendimento médico e social.
Por Andréia Talma
Fotos de Lucélia Loureiro e Jean Carlo