Notícias

Donativos da ICM dos EUA estão sendo recebidos em Gana

Vivendo conforme a igreja primitiva em que tudo lhes era comum entre os irmãos, membros das Igrejas Cristã Maranata (ICM), dos EUA, estão fazendo doações de roupas, sapatos, brinquedos, livros e bíblias, aos irmãos necessitados da ICM de Gana, na África. Duas caixas de donativos foram enviadas nos dias primeiro e 13 de dezembro de 2018, respectivamente. A primeira caixa chegou na ICM de Medina-Accra, no dia 31 de janeiro de 2019 e a segunda, no dia nove de fevereiro. Os donativos são embalados e coletados por uma transportadora que faz envios exclusivos para Gana. A empresa encaminha a encomenda ao porto de Nova York, com destino ao porto de Gana, por navio, com o prazo médio para entrega de 8 semanas.

Os irmãos das igrejas situadas nas cidades de Milford e Marlboro foram doadores de 75% do conteúdo, e o restante, por seus colegas de trabalho e amigos. Neste mês de fevereiro, mais quatro caixas foram enviadas e há cinco caixas a serem expedidas, contendo também, nessas últimas, alimentos não perecíveis, como arroz e feijão. Os objetos contidos nas duas primeiras caixas foram distribuídos aos irmãos, e das demais serão doadas durante um trabalho de evangelização que a ICM de Gana fará em aldeias, sob a responsabilidade do Pastor Emmanuel Sawir.

A iniciativa desse trabalho de doações começou na família do irmão Eduardo de Souza, atual responsável pelo envio das doações à África Ocidental, depois de terem visto a situação de pobreza da população de Gana, através de um vídeo gravado por um morador. “O vídeo nos tocou, eu e minha esposa sempre tivemos vontade de ajudar”, disse Eduardo de Souza, que entrou em contato com o pastor Emmanuel Sawir, em setembro de 2018, para dar início a organização dos donativos.

Como a repercussão do recebimento das doações foi de muita alegria pelos irmãos da África, conforme fotos e vídeo, abaixo, em que eles agradecem pedindo a Deus para abençoar os irmãos dos EUA, o trabalho vem contagiando vários outros doadores. Inclusive, no dia 3 de fevereiro, foi compartilhado fotos desse trabalho de doações durante um seminário de obreiros da ICM, na região de Boston (EUA), gerando neles também o desejo de ajudarem.

Com isso, o trabalho tem crescido, por uma motivação espiritual, dentro de uma ordenança bíblica, de Deus, que nos motiva a amarmos e ajudarmos nosso próximo. Dessa maneira, a igreja tem aproveitado todas as situações para levar a Palavra de Deus, neste “Tempo do Breve”, que antecede a volta de Jesus, a todos que ainda precisam receber a bênção da salvação.

Experiências do Eduardo de Souza, dos EUA:

“Quando resolvemos abraçar essa causa sabíamos que não seria fácil. Começamos a orar ao Senhor para nos guiar, pois não tínhamos recursos financeiros e nem doações. Compartilhamos o projeto com alguns irmãos e então resolvemos começar. O Senhor foi abençoando de uma tal maneira que, em menos de uma semana já tínhamos uma caixa fechada de doações. Então faltava o recurso financeiro, que em um dia foi resolvido e sobrou para a próxima caixa. Foi então, que entrando em contato com a transportadora que cujo o dono é ganês, o mesmo, veio fazer a coleta da caixa, cujo valor é de 180 dólares. Ele nos perguntou para onde iríamos enviá-la. Então eu disse que era doação para nossos irmãos em Gana. Ele pediu para que abríssemos para ver o que havia dentro. Certificando de que se tratava de doação, cobrou 120 dólares para o envio, fazendo o preço de custo. Possibilitando enviarmos a outra caixa pelo mesmo valor.”

“No começo de fevereiro, enviamos mais quatro caixas, um pouco menores que as duas primeiras. Dois senhores vieram fazer a coleta, sendo um deles sócio da transportadora e pastores de uma igreja de ganeses nos EUA. Eles perguntaram o motivo de estarmos fazendo esse trabalho. Então eu disse que o povo deles são nossos irmãos em Cristo e são nosso povo também. Mostramos as fotos e vídeos das duas primeiras caixas sendo distribuídas e a localização da nossa igreja em Gana. Eles até conversaram com o Pastor Emmanuel Sawir e ficaram muito comovidos e tocados com o nosso trabalho de doações. Louvado seja o nome do Senhor Jesus! Eles nos surpreenderam. Disseram que, por esse trabalho com o povo deles, iriam cobrar somente 60 dólares por caixa e mais 30 dólares para entregar o material ao Pastor Emmanuel, em Gana.”

“No dia do encontro de obreiros da região de Boston, no começo de fevereiro de 2019, foi divulgado pelo Pastor Samir Abbasov, que algumas ICMs dos EUA estavam fazendo esse trabalho de doações. Um irmão, ao término de uma das aulas, me procurou com lágrimas nos olhos dizendo que, há mais ou menos 3 meses, sua filha de sete anos disse que precisava ajudar a África. O pai respondeu que iria ver se encontrava alguma maneira, mas não conseguiu. Agora ela poderá ajudar e já tem ajudado. Estão muito felizes com essa experiência.”

Experiência do pastor Emmanuel Sawir, de Gana:

“A igreja em que os vestidos foram distribuídos está localizada em Ashalley Botwe Little Roses, Accra. A igreja, em Gana, sempre cuidou dos pobres e necessitados do país. Nós fazemos como um dever de proporcionar, não somente a Palavra de Deus, mas também de suprir as necessidades dos pobres. A Igreja em Acra teve a iniciativa de ajudar com roupas, comida, sapatos, água limpa e Bíblias, há mais de 15 anos. Nós vamos para várias aldeias, vilas e cidades para pregar o evangelho e também prover as necessidades dessas almas. Assim, suprimos não apenas as necessidades espirituais, mas também as necessidades físicas. Em Provérbios 14:31 diz:“Quem oprime os pobres mostra desprezo pelo seu Criador, mas quem é gentil com os necessitados honra a Deus.”É com esse sentimento que nossos irmãos dos EUA decidiram ajudar no envio de mais vestidos, sapatos, livros e Bíblias inglesas, como forma de nos auxiliarem nesse trabalho de evangelizar aos necessitados. Eles também enviaram donativos à igreja, para distribuirmos aos membros. Foi uma grande bênção! Toda a Igreja estava feliz pelos belos presentes que receberam dos irmãos, dos EUA. E essas notícias, da distribuição dos donativos, foram se espalhando e atraiu outras pessoas para os cultos de domingo. Sabemos que eles vêm à Igreja para obter doações, porque não têm roupas melhores para vestir, mas nós aproveitamos a oportunidade para pregar o Evangelho de Cristo Jesus.”

Por Andréia Talma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *