Melgaço (PA) – O município de Melgaço, no arquipélago do Marajó, foi o primeiro destino da 12ª edição da Missão Amazônia, projeto evangelístico e social promovido pela Missão Cristã Maranata (MICM). A cidade, que enfrenta altos índices de pobreza e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), recebeu atendimentos médicos, palestras educativas e ações de evangelização promovidas por uma equipe de voluntários da Igreja Cristã Maranata.
As atividades começaram pela manhã, no posto médico local, com a atuação de profissionais de saúde que integram a missão. Segundo a ortopedista e voluntária Mabelly C. Albuquerque, o volume de atendimentos foi expressivo:
“Iniciamos os atendimentos às 9h. Paramos um pouquinho para o almoço, na medida do possível. Fizemos muitos atendimentos e procedimentos. Foi uma grande bênção”, relatou.
Além do cuidado físico, a missão também oferece suporte espiritual. Durante uma das consultas, a ginecologista Dúnnia Peredo Murtha atendeu uma mulher em busca de tratamento médico, mas que também enfrentava dificuldades no casamento.
“Durante a conversa, falei sobre o amor de Jesus e o quanto Deus se importa com cada detalhe das nossas vidas. Convidei-a para o culto, mas ela inicialmente disse que não poderia ir. Então compartilhei a passagem de Jesus e os dez leprosos, e disse: ‘O Senhor nos dá experiências, mas cabe a nós escolher segui-lo. Qual dos leprosos você quer ser?'”, contou a médica.
Para surpresa da voluntária, durante o culto daquela noite, a paciente apareceu e tocou em seu ombro, demonstrando sua decisão de caminhar com Jesus.
Evangelização pelas ruas e batismo nas águas
Enquanto os atendimentos aconteciam, outro grupo de voluntários percorreu as ruas da cidade, visitando escolas e promovendo palestras de higiene bucal, orientando crianças e adolescentes sobre práticas básicas de saúde. As atividades também incluíram a distribuição de material evangelístico e palavras de esperança às famílias locais.
Um dos momentos mais marcantes do dia foi o batismo nas águas de um novo membro da comunidade, que decidiu entregar sua vida a Jesus.
O pastor Gilberto Ferreira relatou um episódio especial em que o Espírito Santo revelou detalhes sobre uma jovem que precisava ser alcançada.
“Durante um momento de oração, o Senhor nos mostrou como era a casa de uma jovem que Ele queria abençoar. Após o batismo, caminhamos pelas ruas cantando e encontramos exatamente a casa que havia sido descrita. Ao ouvir os louvores, a jovem saiu de casa quebrantada pelo Epírito Santo de Deus e pediu oração. O Senhor revelou que ela era escolhida desde o ventre da mãe para ser usada em Sua Obra”, contou o pastor.
A jovem aceitou o convite para participar do culto de ceia realizado no final do dia e recebeu novas bênçãos espirituais.
Ação continua em Melgaço
As atividades da Missão Amazônia continuam em Melgaço. Nesta terça-feira, 3 de junho de 2025, os voluntários darão prosseguimento aos atendimentos e ações sociais no posto médico do município, oferecendo novas oportunidades de cuidado à população.
Com cerca de 27.881 habitantes (IBGE, 2022), Melgaço enfrenta grandes desafios em termos de acesso a serviços de saúde e inclusão social. Iniciativas como a Missão Amazônia buscam levar assistência, dignidade e esperança a essas comunidades ribeirinhas.
Texto de Andréia Talma
Fotos de Fábio Castro



















