Maanains
Seminário no Maanaim de Governador Valadares. Crédito: TV Record
Com infraestrutura e método próprio de administração, o local é chamado também de “Cidade Maanaim”, onde há divulgação de toda a doutrina da Obra que o Espírito Santo de Deus tem realizado no meio da Igreja. Seu espaço tem ampla estrutura de monitoramento por Circuito Fechado de Televisão (CFTV), coleta seletiva de resíduos e controle automatizado de sua planta, com uma ampla rede de comunicações por handie talkie.Atualmente, possui de extensão aproximadamente 52,1 alqueires, 200 mil m² de área pavimentada e uma área construída de mais de 30 mil m², com capacidade de congregar até 4 mil pessoas por seminário, quinzenalmente.Os maanains também são destinados à realização de eventos da Igreja Cristã Maranata. São lugares aprazíveis, com toda a condição para que os membros possam absorver o aprendizado e o conhecimento do que o Senhor Deus tem operado no meio da Igreja.O Maanaim de Domingos Martins, além de um espaço bucólico e agradável, também faz parte de um trabalho incentivo à preservação e à educação ambiental. Ali se concentra a estratégia fundamental para a sustentabilidade pregada pela ICM aos seus membros em todo o mundo.Workshop Ambiental no Maanaim de Domingos Martins. Crédito: TV Web Maanaim.
Educação Ambiental
O processo de educação ambiental existe em Domingos Martins desde sempre, com a coleta seletiva de lixo, destinação correta, uso do material orgânico em compostagem para as plantas e hortas localizadas no sítio.
Mas, em 2014, preocupada com a escassez da água, a direção da Igreja Cristã Maranata iniciou também um projeto de sustentabilidade hídrica no Maanaim do Espírito Santo.
Atualmente o consumo de água do Maanaim está em 180 litros habitante/dia, o que corresponde a aproximadamente 637.380 litros por dia de água potável, considerando uma população média de 3.541 pessoas por seminário.
Por essa razão, foi desenvolvida a estação de tratamento de água de reuso, com capacidade para tratar 6 litros de esgoto por segundo, transformando este efluente em água em condições de ser reutilizada. Todo esse processo é feito através da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Maanaim do Espírito Santo.
Os procedimentos, definidos pela ABNT 13.969/97 como classes 2 e 3, garantem água sanitariamente em condições para uso em fins não-potáveis, como limpeza de vias, descargas de vasos sanitários e outras finalidades normatizadas.
Além de ser uma atitude para o uso sustentável dos recursos hídricos, também reduz os custos e evita lançar no ambiente produtos químicos indesejáveis, utilizados no tratamento da água. A sustentabilidade do planeta é um dos nossos princípios fundamentais para a Igreja Cristã Maranata.
Reflorestamento
Por ser sustentável em todos os aspectos, o Maanaim do Espirito Santo vem também produzindo um novo trabalho de reflorestamento de sua pequena área descampada, através de um projeto de educação ambiental que tem a participação especial de crianças, intermediários e adolescentes da Igreja Cristã Maranata.