Notícias

4º dia – Missão Amazônia inclui Vila Boa Vista na rota e inaugura UBSF

Na manhã da quarta-feira, 30 de outubro de 2019, os voluntários da 8ª edição da Missão Amazônia chegaram ao município de Bagre (PA).  Dividiram-se para atender, pela primeira vez, a comunidade de Vila Boa Vista, no interior do município, com distância em torno de 3h de navegação. Na oportunidade, a Missão Cristã Maranata (MICM) inaugurou o barco, Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), da Prefeitura de Bagre, para fazer os deslocamentos e atendimentos dos voluntários, visto que a embarcação possui consultórios equipadas para solucionar problemas de saúde dos habitantes. Na inauguração da UBSF, estiveram presentes os representantes da Prefeitura Municipal e da Câmara dos Vereadores. O barco ainda não havia sido usado, porque foi recentemente recebido pelo Governo Federal.

Antes das consultas, acontece a triagem dos pacientes. Os indivíduos indicados para procedimentos mais invasivos fazem, também, teste glicêmico e medição da pressão arterial. No total, foram 27 consultas com ginecologista, 16 com cardiologista, 68 com clínico-geral, 72 com pediatra, uma pequena cirurgia de cisto e 58 atendimentos de odontologia mais 77 procedimentos. A enfermagem atendeu 242 pessoas e fez 501 procedimentos.

Com os equipamentos do consultório da UBSF foi possível realizar 24 atendimentos de profilaxia (procedimentos de prevenção) do total de atendimentos de odontologia.  A equipe de cirurgiões-dentistas também utilizou uma sala de escola da comunidade como consultório. Todos os habitantes atendidos nunca tiveram tratamento odontológico.

No setor de distribuição de medicamentos, muitos foram evangelizados e 40 moradores receberam exemplares do Novo Testamento da Bíblia. O farmacêutico Oziel Pires Antunes contou a experiência de uma jovem de 29 anos que estava sendo atendida, nesse setor, e que também recebeu um exemplar do Novo Testamento da Bíblia. “Eu disse que na Bíblia ela não encontraria o remédio para as enfermidades físicas, mas da alma”.  A jovem estava desviada da presença do Senhor, fraca espiritualmente e depressiva, mas depois do atendimento, recebeu tudo o que precisava para ser curada.

Conforme informações da intérprete de LIBRAS, Andreia Rocha, os voluntários procuram saber se há surdos quando abordam as pessoas nas ruas durante as evangelizações. Com isso, em Vila Boa Vista, identificaram um surdo. As professoras de Escola Bíblica Dominical deram aula para as crianças e adultos que estavam na proximidade da residência dele. Quando a aula “A casa firmada na rocha” foi finalizada, uma comunicação gestual entre mãe e filha surda foi notada. Com isso, a aula também foi ministrada em LIBRAS para que todos alcançassem o entendimento do projeto de salvação que Deus fez para a humanidade.

Os moradores da comunidade da Vila Boa Vista estavam ansiosos pela chegada dos voluntários e receberam com alegria as ações sociais e evangelísticas realizadas. “Todos tiveram oportunidade de receber atendimento: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos”, disse o cirurgião-dentista, Poliano Venturim.

Os voluntários que permaneceram em Bagre também tiveram muitas experiências com as evangelizações realizadas nas escolas e ruas do município. Amanhã, 31 de outubro, a 8ª edição da Missão Amazônia vai atuar somente em Bagre.  

Por Andréia Talma

Fotos de Jean Carlo, Lucélia Loureiro e Denner Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *