Com o objetivo de evangelizar e assistir às igrejas e comunidades das cidades que margeiam a rodovia transamazônica, membros da Igreja Cristã Maranata (ICM), da região sul do estado do Pará e do Maranhão, têm realizado a Missão Transamazônica, semestralmente. A oitava edição ocorreu entre 14 e 17 de novembro de 2019, com percurso de 2 mil km, pelos municípios de Altamira, Uruará, Santarém e Anapú, com o apoio da Missão Cristã Maranata (MICM). Foram utilizados 12 veículos para o transporte de 89 voluntários. Foram distribuídos três mil panfletos de “Uma Palavra de Esperança para o seu Coração” e realizaram sete cantatas por 17,4 km. Aconteceram duas vigílias, dois minisseminários, quatro madrugadas especiais e uma ceia nos cinco templos da ICM, que comportam 494 membros. Foram realizadas cinco evangelizações e foram assistidos 146 visitantes. A mensagem da volta do Senhor Jesus foi anunciada e as igrejas ligadas a ICM foram assistidas.
Leia mais sobre o roteiro e evangelizações
O embarque aconteceu no dia 14 de novembro, após o culto de madrugada que contou com a presença de 48 pessoas, na cidade de Marabá, no estado do Pará. No trajeto, houve cantata na Balsa com entrega de convites no cruzamento do rio Xingu, entre os municípios de Anapú e Altamira. No final da tarde, outra cantata no centro da cidade de Altamira, com entrega de convites para o culto à noite, que aconteceu nas igrejas dos bairros Brasília e Independente. Houve a presença de 109 e 104 pessoas, respectivamente.
No dia 15 de novembro, embarcaram com destino às cidades de Uruará e Santarém com culto de madrugada especial no ônibus, veículo que mais transportou voluntários durante a missão: 40 membros. Neste dia, o grupo composto por 89 irmãos, dividiu-se para assistir os dois municípios ao mesmo tempo. Às 20h, realizaram uma vigília na ICM de Uruará com a presença de 114 pessoas, na qual Deus renovou as forças espirituais dos participantes. Simultaneamente, outra vigília em Santarém, com a presença de 147 pessoas. Os membros da localidade receberam renovo espiritual.
A manhã do dia 16 de novembro começou com madrugadas especiais, concomitantemente, em Santarém e Uruará, com a presença de 68 e 54 membros, respectivamente. Cantatas no mercado público de Santarém e no centro de Uruará foram realizadas, no mesmo instante, com entrega de convites. Muitas pessoas abordadas nas ruas pediram oração e outras preferiram visitas em seus lares. À tarde, minisseminários nas duas cidades, com público de aproximadamente 90 pessoas, em ambas. Uma das mensagens foi transmitida diretamente do Maanaim de Domingos Martins, ministrada pelo pastor Daniel Moreira, com ênfase na importância da vivência da doutrina de corpo pela igreja. Para finalizar o dia, culto de evangelização em Uruará com 190 participantes. Da mesma forma, evangelização em Santarém, com 180 presentes. Todos puderam ouvir uma mensagem sobre a iminente volta do Senhor Jesus.
Os membros da ICM de Santarém reúnem-se em um salão, atualmente. O pastor Zeilton Junker que acompanhou o grupo que assistiu essa cidade, disse que em breve o templo será construído para glorificarem a Deus. Em Uruarú há um templo da ICM. O pastor Clediston Ramos de Souza, que estava no grupo de evangelização dessa cidade, mencionou que muitas pessoas ouviram a palavra de Deus e entenderam o projeto de salvação durante os eventos realizados.
No último dia da 8ª Missão Transamazônica, manhã do dia 17 de novembro, houve um culto com ceia na ICM de Uruará, com 113 pessoas. Em seguida, todos os voluntários começaram o descolamento de retorno, com chuva no percurso e, consequente, atolamento dos veículos. Apesar da incômoda situação, os irmãos aproveitaram o momento para evangelizar. Fizeram convites para o culto especial que ocorreria à noite, no município de Anapú. O resultado foi de 242 pessoas na evangelização, que ouviram uma palavra de alerta relacionada aos sinais da volta do Senhor Jesus. Esse foi o último evento realizado pela missão. Logo após, os irmãos seguiram viagem, chegando à Marabá, na madrugada da segunda-feira, dia 18 de novembro, felizes pelas bênçãos e experiências vividas durante a viagem missionária.
Por Andréia Talma