O grupo especializado em atendimentos médico e odontológico da 8ª edição da Missão Amazônia embarcou às 6h, no barco de saúde da cidade de Melgaço, chamado Unidade Básica de Saúde Familiar (UBSF), para assistir a Comunidade Vila Capinal, nesta segunda-feira, 28 de outubro de 2019. O grupo navegou por duas horas a fim de começar as atividades sociais, acompanhados por duas professoras de Escola Bíblica Dominical (EBD). Na oportunidade, as crianças que acompanhavam seus pais nos atendimentos recebiam aulas especiais da Palavra de Deus.
Diversas necessidades médicas foram solucionadas durante os atendimentos na Vila Capinal, sendo contabilizadas 124 consultas de pediatria, 123 de clínica-geral, 31 de ginecologia, 26 de cardiologia e 54 atendimentos de odontologia e 70 procedimentos de extrações dentais. Foram 304 atendimentos de enfermagem e 747 procedimentos. O setor de farmácia distribuiu 1220 medicamentos e aviou 364 receitas. Também foram distribuídos 200 kits de higienização bucal. Conforme informações do coordenador deste projeto social, pastor João Cidade, nos anos de 2018 e 2019 os únicos médicos que realizaram ações de saúde nessa região foram os profissionais voluntários da Igreja Cristã Maranata (ICM) durante as edições da Missão Amazônia, realizadas semestralmente.
O segundo grupo de voluntários permaneceu no município de Melgaço para realizar evangelizações pelas ruas, praças e lares daqueles que desejavam orações em suas casas. Ocorreu também palestras de higiene bucal e meio ambiente com distribuição de 180 kits de escovação de dentes, para o público de 7 a 14 anos, na Escola Municipal Ensino Fundamental José Maria Rodrigues Viégas Júnior.
À noite, os voluntários participaram com alegria de um culto especial, na ICM de Melgaço. A presença de muitas crianças foi proveniente das evangelizações ocorridas durante o dia, o que chamou a atenção da igreja.
Da Comunidade Vila Capinal, destaca-se a experiência de um médico que estava preenchendo a ficha de uma paciente que, ao explicar o objetivo social e evangelístico da Missão Amazônia, a mulher foi quebrantada pelo Espírito Santo. Pediu oração e recebeu o refrigério de Deus na sua alma.
Amanhã, 29 de outubro de 2019, todos os voluntários vão atuar na cidade de Melgaço para finalizarem as atividades nesse município.
Por Andréia Talma
Fotos de Denner Gonçalves