As ações sociais e evangelísticas da 2ª edição da Missão Sertão finalizaram no último sábado (19), na cidade de Petrolina, no estado de Pernambuco, pela Igreja Cristã Maranata (ICM). Houve 274 atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem. Foram distribuídos 102 medicamentos de 34 receitas na Unidade Básica de Saúde Rio Corrente Amaro Ivaldo de C. Alves. A assistente desse posto de saúde, Cláudia, agradeceu pela atuação voluntária dos médicos da ICM: “Só temos que agradecer, porque a demanda aqui era grande, nossa agenda estava apertada. Quando recebemos a notícia da ajuda da igreja, ficamos gratos pelo socorro e pela prestação do serviço.”
Depois dos atendimentos médicos, os profissionais da saúde perguntavam se o paciente desejava oração e por qual motivo. Segundo o pediatra Dário Cézar a maioria dos motivos de oração era pela família. Os pacientes saíam com alegria pela bênção da saúde e pelo lar abençoado por Deus.
Ainda nos atendimentos médicos, houve mais uma experiência marcante. Deus deu um sinal a respeito de uma mulher com doença sexualmente transmissível (DST) que tinha vergonha de consultar com um médico. No entanto, a mulher recebeu atendimento com a ginecologista voluntária desta edição, Dúnnia Murtha, alegando uma dor que, ao ser investigada, não correspondia. A médica, então, lembrou-se do sinal de Deus e pediu um teste rápido de sífilis que deu positivo. Após solucionar o caso da paciente, que estava triste, Dúnnia disse a ela que Deus tinha uma bênção para sua vida, que Deus, inclusive, tinha mostrado sua vinda ao posto. “Ela se quebrantou e disse estar frequentando algumas igrejas evangélicas, mas seu marido não queria acompanhá-la. O marido também se quebrantou, perguntamos se podíamos orar com o casal. Eles aceitaram e Deus continuou a falar aos seus corações. No final, disseram que desejam frequentar aos cultos da ICM”, relatou a doutora Dúnnia.
Paralelamente, as evangelizações pelas ruas e praças da cidade ocorreram, nas quais os voluntários levaram uma Palavra de Esperança para todos que encontravam por seu trajeto. Em comunhão com Deus, cantavam louvores e muitos corações eram libertos. Abordavam a todos que desejavam uma oração, ou uma palavra da parte de Deus. As professoras desta edição, com seus materiais práticos de evangelização, não hesitavam e nem se cansavam de contar as histórias edificantes da Bíblia. Em uma dessas abordagens, a professora Nínive Marinho, relatou que no momento que dizia que o maior tesouro desta vida é Jesus para um menino, sua mãe, que a observava, foi quebrantada e disse que foi uma grande alegria ouvir este ensino e os louvores da cantata. “Eu jamais poderia negar a vocês de contarem uma história desta para o meu filho.”, disse a mãe da criança. Quando oraram por ela, Deus a curou de uma dor que ela sentia há muito tempo.
Depois dos trabalhos sociais e de evangelização, os voluntários participaram de dois cultos, um de evangelização e outro de encerramento das atividades da 2ª edição da Missão Sertão. Para o presidente da Missão Cristã Maranata (MICM), pastor João Cidade, que esteve presente durante todo o trajeto desta viagem missionária, o objetivo foi cumprido. “O grande objetivo era de ajudar as igrejas visitadas e, pela misericórdia do Senhor, vimos uma operação de renovo em cada uma das igrejas visitadas.” Além das bênçãos que todos os membros das igrejas receberam, houve grandes operações do Espírito Santo durante as ações sociais e evangelísticas nos postos de saúde de todas as cidades que passaram. O projeto de salvação que é Jesus foi anunciado e muitas pessoas aceitaram a mensagem e entregaram suas vidas a Cristo. No final, houve uma grande alegria no coração dos voluntários por participarem e terem sido usados por Deus durante todo o percurso da viagem da 2ª Edição da Missão Sertão da Igreja Cristã Maranata.
Por Andréia Talma
Fotos de Fábio Castro e Lucélia Loureiro