Melgaço, 4 de junho – Em uma cidade ribeirinha marcada por casas de palafitas e uma população carente, os voluntários da 10ª Missão Amazônia atuaram exclusivamente no terceiro dia da viagem missionária. Melgaço, localizada no arquipélago de Marajó, no estado do Pará, possui o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, conforme dados do IBGE de 2012. Apenas 50% da população é alfabetizada, e a maioria dos moradores depende de programas sociais. A expectativa da comunidade era alta para receber atendimento médico gratuito, medicações e alívio para suas dores oferecidos pelos voluntários da Igreja Cristã Maranata (ICM).
Atuação médica e espiritual
Os voluntários da saúde iniciaram os trabalhos com uma triagem, seguindo os procedimentos habituais, e todos os atendimentos foram realizados em um posto de saúde local. Os pacientes não só encontraram soluções para suas dores físicas, mas também desfrutaram do conforto espiritual ao ouvir a voz de Deus.
Balanço dos atendimentos
- Pediatria: 66 pacientes
- Cardiologia: 20 pacientes
- Ortopedia: 42 pacientes
- Ginecologia: 19 procedimentos
- Clínica geral: 35 atendimentos
- Enfermagem: 182 pacientes
- Odontologia: 20 pacientes, 20 procedimentos realizados
- Farmácia: 115 receitas aviadas, 450 medicamentos distribuídos
Duas palestras de saúde bucal foram realizadas para as crianças da Creche Mundo da Criança e Creche Maria Creusa dos Santos, com a distribuição de 385 kits de escovação. “Foram feitas palestras de saúde bucal com abordagem lúdica, usando manequins que ensinam o processo evolutivo da cárie e como fazer a higienização bucal adequada”, explicou o pastor e cirurgião-dentista Poliano Venturim, que participa de todas as edições deste projeto social da Igreja Cristã Maranata.
Atendimentos de saúde com a operação de Deus
Durante os atendimentos no posto de saúde, diversos relatos emocionantes destacaram a importância espiritual da missão. Uma senhora, aflita pela rebeldia de um familiar, recebeu oração e a promessa de que Deus traria seu parente de volta ao lar com mansidão. O pediatra Dário Cézar atendeu uma família cujo bebê, anteriormente diagnosticado com uma enfermidade, se mostrou saudável, trazendo alívio e esperança aos pais. Outro bebê, inicialmente diagnosticado com características de síndrome de Down, foi reavaliado e a família recebeu conforto e uma Palavra de Esperança.
Culto de evangelização
A ginecologista Dunnia Peredo Murtha relatou um encontro com uma mãe solteira, que foi profundamente tocada por uma experiência espiritual durante a consulta, levando-a a participar do culto de evangelização. Durante as abordagens dos voluntários no posto médico e nas cantatas pelas ruas, foram distribuídos convites para o culto evangelístico que encerrou a atuação do projeto em Melgaço. Aproximadamente 140 visitantes participaram do culto, realizado em um ginásio, onde puderam ouvir a voz de Deus.
Próximos passos
Amanhã, 5 de junho, os voluntários da 10ª Missão Amazônia navegarão com destino ao município de Bagre, continuando sua jornada de assistência médica e espiritual pelas comunidades ribeirinhas do Pará.
Por Andréia Talma
Fotos de Fábio Castro e Lucélia Loureiro