Conheça um pouco da história da ICM em Belém e saiba como foi o seminário e o culto de abertura para os voluntários da Missão Amazônia.
No último sábado, 27 de maio de 2023, a Igreja Cristã Maranata (ICM) comemorou 43 anos de Obra no estado do Pará e 40 anos na cidade de Belém. Houve um seminário com aulas locais, na capital, inclusive com a presença de um dos membros do Conselho Presbiteral, pastor Adaiso Almeida. E aulas especiais, ao vivo, diretamente dos estúdios de televisão da instituição, em Vila Velha/ES, transmitidas via satélite e pelo canal no Youtube. O pastor Marcelo Ferreira e o presidente da ICM, pastor Gedelti Gueiros lecionaram as aulas transmitidas. O evento ocorreu em um salão de uma escola militar para comportar todos os membros da região. Paralelamente, aulas para aproximadamente 100 crianças, com ensinos bíblicos, de música e inclusive aulas educativas, como no Seminário Unidos em Família. Na palestra de saúde bucal, receberam kits de higienização, conforme relatos do voluntário e dentista, pastor Poliano Venturim.
Dentre os grandes feitos de Deus no meio do seu povo no estado do Pará nestes 43 anos, está o surgimento da Missão Amazônia, fruto desta região. “Esse projeto foi iniciado em uma reunião de pastores, aqui em Belém, quando vim com o pastor Adaiso Almeida para um seminário, e os pastores daqui me perguntaram como a Missão Internacional poderia ajudar na evangelização no Pará, especialmente, aos ribeirinhos.”, disse o pastor João Cidade, presidente da Missão Internacional Cristã Maranata (MICM). Na parte da noite, houve um culto de abertura da 9ª edição da Missão Amazônia, em Belém, com a participação dos 44 voluntários que, ao final, receberam oração e as orientações para iniciarem este trabalho. Saíram fortalecidos e edificados.
A Obra no estado do Pará começou ao sul, na cidade de Marabá. “Na década de 80, ocasião do início da Obra no Pará, às estradas eram bem mais precárias. Os pastores que nos assistiram, vindo de Marabá, levavam cerca de dois dias de ônibus para percorrerem 600 km.”, lembrou Luiz Paulo Trindade, primeiro pastor ordenado no estado. Além das dificuldades muitas foram as experiências e vitórias da igreja até chegar aqui, expandindo a cada dia mais a sua atuação evangelística e dando assistência também aos ribeirinhos por meio da Missão Amazônia.
Por Andréia Talma
Fotos de Fábio Castro e Lucélia Loureiro