“Tenho nova vida, agora sou feliz!” Essa expressão de louvor entoada pela Igreja Cristã Maranata (ICM) traduz o sentimento de oito membros que foram batizados, no dia 28 de setembro de 2019, numa propriedade locada, no bairro São Vicente, da capital do estado de Roraima, em Boa Vista. Cerca de 130 pessoas participaram do culto especial. Houve meditação no Salmo 101 que demonstra o anseio da igreja fiel que aguarda o seu arrebatamento. Os pastores Flávio Ximenes, Nairon Pimentel e José Geraldo Mariano também participaram. À noite, os batizados cearam nas igrejas ICM Parque Anauá e ICM Aeroporto, todas localizadas na cidade de Boa Vista. Esse foi o terceiro culto de batismo, em 2019, nessa região. Quanto aos irmãos que desceram às águas, destaca-se a presença de estrangeiros, o que trouxe muita alegria aos participantes, pois a Obra de Deus no Exterior é motivo especial de oração no mês de setembro. Uma mulher da Guiana Inglesa, outra da Venezuela e dois índios da Comunidade Indígena Aleluia, que fica ao norte do Estado de Roraima estão entre os batizados.
Um dos batizados foi um senhor que há anos acompanhava sua esposa aos cultos da ICM do Aeroporto, mas nunca havia tido uma experiência que definisse sua vida a Cristo. No segundo batismo deste ano, realizado nessa região, Deus revelou que um participante desceria às águas no batismo de setembro. Esse senhor estava presente no batismo anterior e, logo após, a igreja presenciou a forma que Deus falou ao seu coração. O homem encontrou salvação em Jesus! A esposa orou por 15 anos, o que trouxe um testemunho notório para a igreja, contou-nos Jair Souza.
Na cidade de Boa Vista há constante migração de venezuelanos, cubanos e guianenses, o que justifica o batismo de uma mulher, refugiada da Venezuela, descer às águas em Roraima. A irmã tem vivido grandes experiências com a igreja e sentiu-se acolhida pelo Senhor e pelos irmãos. A ICM, por meio da Missão Cristã Maranata (MICM), presta apoio aos irmãos venezuelanos que residem em Boa Vista. “Cestas básicas, filtros de água e até um óculos, para uma criança estudar, foram doados aos irmãos venezuelanos que assistem nossas igrejas e que necessitam de um socorro.” Contou-nos o pastor João Cidade, presidente da MICM.
A mulher guianense que desceu às águas só falava inglês. No entanto, desde que chegou ao Brasil começou a compreender um pouco do português, o que ampliou seu entendimento nos cultos. Recebeu a salvação e foi batizada. “Esta é mais uma experiência vivida pela Igreja Cristã Maranata no Estado de Roraima, sobretudo com relação ao mês de oração pela Obra no Exterior, pois irmãos vindos de nações estrangeiras se batizaram.” Disse o pastor Flávio Ximenes.
A ICM Parque Anauá assiste as comunidades indígenas de Boca da Mata e Comunidade Aleluia, perto de Pacaraima, município localizado na fronteira do Brasil com a Venezuela. Da Comunidade Aleluia, dois indígenas foram batizados.
Sobre a ICM em Roraima e região
A ICM do município de Bonfim dista160km de Boa Vista, capital de Roraima, e faz divisa com a Guiana Inglesa. Nessa igreja algumas famílias da Guiana são assistidas. Na cidade de Pacaraima está localizada a ICM de Boca da Mata dentro de uma comunidade indígena. Essa igreja fica a 250km da capital e possui alguns membros indígenas. A ICM da Comunidade Indígena de Aleluia, no entanto, é totalmente formada por membros indígenas e fica a 260km da cidade de Boa Vista.
Todas as igrejas da região de Roraima possuem antena de captação do sinal do Satélite Maranata para acompanharem os cultos e, principalmente, participarem da Escola Bíblica Dominical (EBD).
As igrejas do Parque Anaua Boa Vista/Roraima, Igreja da Comunidade indígena Boca da Mata, Comunidade indígena de Aleluia/Pacaraima e comunidade indígena de Fonte Nova/Roraima, são assistidas pelo pastor Flávio Ximenes. As igrejas do Aeroporto/Boa Vista e Igreja de Bonfim/Roraima recebem assistência do pastor Nairon Pimentel.
Por Andréia Talma