A Igreja Cristã Maranata (ICM), por meio da Missão Internacional Cristã Maranata (MICM) e com a parceria da Fundação Manoel dos Passos Barros (FMPB), realiza viagens de Ação Social e de Evangelização para prestar assistência às populações ribeirinhas na Amazônia Oriental, mais precisamente nas cidades de Melgaço, Bagre, Breves e São Sebastião da Boa Vista, localizadas na Ilha do Marajó, no estado do Pará, e incrustadas nas áreas de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano – PNUD Brasil 2013) do País.
De abril de 2016 a novembro de 2018 foram realizadas seis edições do projeto, que é chamado de Missão Amazônia.
Mapa do roteiro de viagem e as cidades assistidas.
1º trecho: Belém para Melgaço – linha vermelha – 10 horas de navegação.
2º trecho: Melgaço para Bagre – linha amarela – 2 horas de navegação.
3º trecho: Bagre para SSBV – linha laranja – 3 horas de navegação.
4º trecho: SSBV para Belém – linha verde – 5 horas de navegação.
As Missões à Amazônia Oriental proporcionam a uma população muito carente e com poucos recursos técnicos um atendimento médico especializado de qualidade.
Simultaneamente ao atendimento médico, são realizadas ações socioeducativas e evangelizações nas ruas, casas, comércios e cultos nas igrejas, nas praças e em ginásios, onde a população local é convidada para ouvir a Palavra de Deus.
Em todas as atividades são entregues convites (Uma Palavra de Esperança para o seu Coração), Novo Testamento e é anunciada a Salvação em Jesus Cristo.
As seis Missões à Amazônia Oriental foram realizadas nas seguintes datas:
1ª Missão Amazônia – 11de abril a 20 de abril de 2016;
2ª Missão Amazônia – 17 de outubro a 23 de outubro de 2016;
3ª Missão Amazônia – 07 de abril a 15 de abril de 2017;
4ª Missão Amazônia – 23 de outubro a 30 de outubro de 2017;
5ª Missão Amazônia – 20 de maio a 28 de maio de 2018; e
6ª Missão Amazônia – 18 de novembro a 26 de novembro de 2018.
1) Assistência médica e social
A ação médica e social busca minimizar as necessidades de uma população extremamente carente deste atendimento.
Em cada uma das Missões realizadas, todas as cidades receberam atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem e farmacêutico. Neste último, é feita a distribuição gratuita de medicamentos prescritos pelos médicos do projeto. Simultaneamente aos atendimentos médicos e odontológicos, dentistas se revezam para ministrar palestras para as crianças e adolescentes da comunidade sobre como fazer uma boa higiene bucal. Nessas palestras, são distribuídos gratuitamente entre os ouvintes kits de higiene bucal, contendo creme, escova e fio dental.
Os atendimentos são realizados por médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliares de farmácia e de enfermagem, que atendem a população nas especialidades médicas de clínica geral, cardiologia, ginecologia, pediatra, ortopedia, radiologia e odontologia.
A prefeitura de Melgaço, fruto da parceria estabelecida com a MICM, tem disponibilizado, para a assistência a comunidade ribeirinha, a Unidade Básica de Saúde da Família – UBSF, que é um barco que possui três consultórios médicos, um consultório odontológico e uma pequena sala para a farmácia.
Unidade Básica de Saúde da Família – UBSF
Dentre os membros da ICM existe uma fila de espera para participar desse Projeto e todos os componentes da equipe da Missão Amazônia é formada por voluntários que custeiam suas próprias despesas com viagens de vários estados brasileiros para a cidade de Belém, no Pará, de onde partem em uma embarcação para a realização da ação. Tanto os médicos, dentistas, enfermeiros e demais profissionais de saúde quanto os ambientalistas, instrumentistas, educadoras, cantores e evangelistas, todos separam de 10 a 12 dias para uma dedicação exclusiva à Missão. A partir de Belém, todos os custos de deslocamentos, alimentação e hospedagem são cobertos pela MICM.
Ao longo das seis edições da Missão foram atendidos mais de 8 mil pacientes. Cerca de 30 mil procedimentos de enfermagem foram realizados e quase 16 mil unidades de medicamentos distribuídos gratuitamente entre os ribeirinhos que foram atendidos pelos médicos e dentistas da Missão Amazônia.
Além dos procedimentos médicos e odontológicos, também são realizadas atividades de saúde e beleza e socioeducativas, nas quais são efetuados cortes de cabelo e oficinas de higiene bucal, com distribuição de kits de escovação (escova, pasta e fio dental). Em cada edição da Missão foram distribuídos cerca de 900 kits de escovação para as crianças e adolescentes.
Alinhado com a campanha Outubro Rosa, no mês de outubro de 2017, na quarta edição do Projeto, as médicas ginecologista e radiologista realizaram consultas e procedimentos de prevenção junto à população feminina, na cidade de Bagre.
A Missão Amazônia ainda desenvolve, no âmbito do Projeto, uma ação voltada para a área ambiental e de saúde da população. Entre os integrantes da Missão, há uma equipe de pesquisadores, professores doutores de universidades federais do país, que coletam amostras da água e do solo, em vários pontos da comunidade, para a realização de pesquisas e apresentação de soluções para o tratamento da água e do manejo do solo, com a possibilidade de se formar parcerias do Poder Público local com a ICM e as Universidades Federais de Viçosa (UFV) e de Lavras (UFLA), ambas no Estado de Minas Gerais.
Ainda como parte da ação social realizada a cada Missão, um grupo de intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) segue como parte da equipe com o objetivo de realizar um trabalho de inclusão. Ao desembarcar em cada cidade ou comunidade ribeirinha, os intérpretes se deslocam para a identificação da existência de surdos e seus endereços. Muitas vezes em locais de difícil acesso, essas pessoas são localizadas e assistidas, seja para o acompanhamento para as consultas médicas, seja para as ações socioeducativas e espirituais.
Trabalho de inclusão é realizado por intérpretes de LIBRAS
Entrega de órtese e prótese
2) Evangelização
Enquanto o trabalho social acontece, são realizadas ações de evangelização nas ruas e praças e, à noite, cultos especiais nas igrejas e ginásios dos municípios, com o objetivo de anunciar o Evangelho e a Salvação em Jesus Cristo e com resultados, tanto no aspecto humano e social, como também espiritual da população.
Evangelização nas ruas, comércios, casas e ginásios
Milhares de edições de literatura bíblica, como o folheto “Uma Palavra de Esperança para o seu Coração” e Novos Testamentos são distribuídos gratuitamente em cada edição da Missão. É notória a carência da alma e o desejo de não apenas conhecer a Palavra de Deus, mas viver seus preceitos e doutrinas.
As casas dos ribeirinhos são visitadas, muitas delas alcançadas apenas por meio dos rios, em pequenas embarcações. As pessoas são ouvidas em seus problemas e aflições e assistidas a partir daquilo que ensina o Evangelho Eterno, essência da pregação realizada durante todo o Projeto.
Visitas – Casas dos ribeirinhos
Dentro do trabalho de evangelização, cabe destacar a assistência que é desenvolvida com as crianças e adolescentes nas ruas, nas escolas e nos cultos de evangelização, onde se observa a rápida e total aceitação aos convites feitos e a participação e reverência nos cultos. As professoras e diretoras das escolas locais sempre recebem a equipe com um ânimo que impressiona, na expectativa de que uma mensagem seja transmitida às crianças, ora nas salas de aula, ora reunidas nas áreas de convivência das instituições de ensino. Há diversos relatos das diretoras da mudança para melhor no comportamento dos alunos quando das passagens da equipe da Missão Amazônia nas escolas que dirigem.
Evangelização nas escolas – Crianças
Evangelização nas escolas – Adolescentes
Para as crianças, tanto nas escolas quanto nas reuniões e cultos realizados diariamente, são ensinados corinhos e histórias bíblicas, com o objetivo de contribuir para a formação humana, moral e espiritual de cada uma e proporcionar o conhecimento não apenas dos fatos bíblicos, mas também da doutrina nela contida.
As distâncias percorridas, contadas em dezenas de horas de navegação através dos rios amazônicos, que são as únicas “estradas” que permitem o acesso às comunidades assistidas pela Missão Amazônia, demonstram o quanto essas populações estão isoladas de tudo. Sobretudo de uma assistência digna de saúde e de apoio espiritual, com o objetivo de dessedentar a sede de suas almas.
Os resultados podem ser medidos no crescimento da ICM na região. Em apenas três anos de existência da Missão Amazônia, cinco novas igrejas já foram iniciadas na região, reunindo algumas centenas de pessoas. Essas igrejas contam com uma antena receptora para receber as transmissões realizadas via satélite, o que permite que participem dos cultos transmitidos a partir da sede da ICM, em Vila Velha, no Estado do Espírito Santo.
Sistema de Recepção Satélite – Escola Bíblica Dominical (EBD) – Igreja no Rio Umarituba
São inúmeros os testemunhos e depoimentos coletados das populações ribeirinhas atendidas que confirmam o valor do Projeto e servem de combustível para sua continuidade por tempo indeterminado. Famílias relatam o valor das visitas recebidas, lares são reconciliados, jovens se reestruturam depois de situações de vulnerabilidade frente às drogas e à violência local, crianças esboçam sorrisos antes não vistos por seus pais.
A Missão Amazônia é uma iniciativa da ICM com o objetivo de levar dignidade, saúde, educação cristã e uma oportunidade, àqueles mais isolados e excluídos do país, de viverem uma experiência pessoal e real com Deus.
São Paulo, SP, em 16 de janeiro de 2019.
Josias Júnior / João Evangelista Cidade Neto
Missão Internacional Cristã Maranata
APDSJ irmãos fico maravilhada ao ler sobre o trabalho de missão , em especial a inclusão dos surdos. Estou aprendendo LIBRAS e espero um dia poder tbm participar desse trabalho de missão
Bom dia
Gostaria de participar dessa missão!!
Voces podem me enviar informações?
Aguardo
Regina
Cara irmã Regina, APDSJ
Desculpe a demora da resposta, pois enfrentamos alguns problemas de TI no site.
As informações sobre a Missão Amazônia foram enviadas para as igrejas pela Circular 067/2019.
Qualquer outra dúvida, por favor, nos contate no e-mail evangelização.amazonia@micm.org.br, específico para tratas dos assuntos da Missão Amazônia.
Fraternalmente,
Pr. João Cidade