No terceiro dia da 8ª edição da Missão Amazônia, dia 29 de outubro de 2019, os atendimentos médicos e odontológicos foram realizados entre 9h e 15h, em Melgaço. Houve triagem no posto médico do município, totalizando 13 consultas com especialistas em ginecologia, 20 de cardiologia, 70 de clínica-geral, 59 de pediatria, 1 cirurgia de cisto sebáceo. Com cirurgiões-dentistas houve 45 atendimentos odontológicos e 60 procedimentos. No setor de enfermagem, 163 atendimentos e 416 procedimentos.
Paralelamente, visitas em lares e evangelizações aconteceram pelas escolas e ruas da cidade. Um grupo de voluntários foi direcionado à Escola Municipal de Ensino Fundamental José N. Rodrigues V. Junior. Apresentação com histórias lúdicas, exemplificando as atitudes que podem prejudicar ou cuidar do meio ambiente, aos 150 alunos, foi ferramenta de ensino. ”A sociedade leva para o poder público toda a responsabilidade com o meio ambiente, já a comunidade assume a responsabilidade de cuidar da rua, da praça, das escolas…”, explicou o voluntário e engenheiro agrônomo, João Luiz Lani. Também participaram de uma reunião com 40 professores dessa escola. Assuntos como metodologia de aprendizado, de pesquisa, aperfeiçoamento do ensino e construção do conhecimento, nortearam a pauta. Os professores entenderam a importância de cuidarem mais do meio ambiente com a organização e planejamento de mutirão de limpeza nas ruas da cidade, juntamente com os alunos.
A Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental o Mundo da Criança também foi alvo dos missionários. Conforme informações do voluntário, cirurgião-dentista, Poliano Venturim, O grupo começou a abordagem com oração; apresentação da Igreja Cristã Maranata (ICM) frisando o significado profético do seu nome; cânticos de louvor a Deus; ministração de aula bíblica sobre a parábola das dez virgens com didática apropriada para a faixa etária participante; e, por fim, palestra de higiene bucal com distribuição de 200 kits de escovação. Vale ressaltar que dentro dos kits foi colocado o folheto “Uma palavra de esperança para o seu coração”, que contém a mensagem evangelística do projeto de salvação que Deus tem colocado à disposição do homem.
À noite, a Missão Cristã Maranata (MICM) preparou uma quadra poliesportiva para o culto de evangelização que marcou o encerramento das atividades dos trabalhos em Melgaço. O evento aconteceu às 19h30 e contou com a presença de muitas crianças provenientes das escolas evangelizadas durante o dia. Deus falou aos corações dos participantes, dando entendimento de salvação, através dos louvores, e libertações aos necessitados com a demonstração do amor de Deus ao enviar seu único Filho para morrer na cruz pela humanidade. Os louvores entoados que contem a menção da palavra “Maranata”, que significa, “O Senhor Jesus Vem”, tipificam o momento profético e atual da história da igreja fiel, neste mundo, que tem proclamado com o entoar das trombetas, descritas no livro de Apocalipse, a volta tão esperada do seu amado Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
Por Andréia Talma
Fotos de Jean Carlo, Lucélia Loureiro e Denner Gonçalves