O segundo dia de assistência social e evangelística na zona rural de São Sebastião da Boa Vista, continua, neste sábado, 24, com foco nas casas ribeirinhas construídas suspensas ao longo do rio Umarituba. Os voluntários dividiram-se em três grupos e visitaram 23 famílias utilizando pequenas e distintas embarcações, conhecidas popularmente pelos moradores como “rabetas”. Levaram uma mensagem bíblica de amor e salvação para esses lares. Mesmo com dificuldades de acesso às habitações, pela falta de estrutura física para ligar o desembarque dos barcos às casas, os irmãos se esforçaram com todo o cuidado para cumprir o objetivo missionário. Presenciaram a grande operação do Espírito Santo em favor da necessidade dessas simples e humildes famílias. Inclusive, evangelizaram um grupo composto por maior parte de crianças, ensinando e louvando com o hino: “Maranata”, Jesus breve virá. O Rei Vem é o significado desse termo hebraico destacado, que representa biblicamente o tempo do breve. Volta iminente do rei Jesus, Salvador de toda a humanidade, que a qualquer momento virá buscar a sua igreja.
Paralelamente, os atendimentos médicos foram continuados na Unidade Básica de Saúde da Vila Raquel. Foram realizadas as consultas com cardiologista, pediatra, clínico-geral, ginecologista, cirurgiões-dentistas e enfermeiros da Missão Cristã Maranata. Totalizou 571 atendimentos, entre eles, procedimentos cirúrgicos-odontológicos e de enfermagem. “As doenças mais prevalentes são Parasitoses, Anemias, Diarreias, Pediculoses, Micoses e Desnutrição”, conforme relatos do pediatra Dário Cézar Barreto Júnior, que tem atendido em média 60 crianças ao dia. Nas proximidades da unidade de saúde, havia um grupo de crianças que recebeu os participantes da 6a Missão Amazônia. Foi notável o desejo que tinham de ouvir uma palavra de Deus. As professoras voluntárias cantaram ensinando hinos de louvor, instruindo-as na intercessão, que é um ato bíblico de petição, no qual todo homem pode falar com Deus através da oração. Esses gestos de amor deixaram as crianças alegres e felizes com a presença dos irmãos que os tratavam com muito carinho.
Ao anoitecer, novamente os voluntários uniram-se à comunidade local da igreja do rio Umarituba, pastoreada por Milton Pantoja Furtado. Glorificaram e meditaram, juntos, nas ricas e maravilhosas mensagens reveladas da Palavra de Deus.
Por Andréia Talma
Fotos de Fábio Castro e Lucélia Loureiro