A atuação da Igreja Cristã Maranata (ICM) em Portugal está em nova fase desde 2016. Em apenas três anos, o crescimento saltou de 120 para 1200 membros. Atualmente, a igreja está presente em 27 cidades do norte, centro e sul do país. A estrutura é composta por nove pastores e dois ungidos, 12 templos e 18 pontos de pregação, além de diáconos, obreiros, grupos de louvor, instrumentistas e professores de Escola Bíblica Dominical. “Começamos há três anos com um pequeno grupo; o que o Senhor fez em Portugal nesses três anos é extraordinário,” contou-nos o pastor Adejaime Mardegan, que assiste a ICM nesse país desde 2018.
Consagração do Maanaim de Portugal
A consagração do primeiro Maanaim do exterior, em 2019, na cidade de Lisboa, em Portugal, marca esse crescimento com sua estrutura física capaz de atender as igrejas da Europa. Além do culto de consagração do Maanaim de Portugal, dois batismos já foram realizados. O primeiro ocorreu no dia 25 de agosto de 2019, com 120 participantes e quatro batizados da ICM de Cruz de Pau. No dia 8 de setembro de 2019, 13 pessoas desceram às águas durante um culto com 200 irmãos das igrejas de Évora, Portimão, Cruz de Pau, Olhão e Carregado. A professora de crianças e instrumentista, Débora Alvim, que mora ao sul de Portugal, disse que é notório o crescimento da ICM nos últimos anos com conversões e realização de batismos.
Recentemente, aconteceu uma vigília no Maanaim, dia 10 de setembro, para as igrejas de Portugal, com o objetivo de glorificar e interceder pelo primeiro seminário que aconteceria no final de semana seguinte. A participante, Josy, da ICM de Cruz de Pau disse que a expectativa é de mais salvação de vidas com os eventos que vão acontecer no Maanaim de Portugal. As jovens Mariana da ICM de Lisboa e Ester da ICM de Odivelas, contaram que estão vivendo uma nova experiência no louvor, pois Deus muito tem falado aos seus corações preparando-as para o seminário.
Por fim, a realização do primeiro seminário no 1º Maanaim do Exterior, em Portugal, dias 14 e 15 de setembro, com a presença de 1500 membros de diversos países, como Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha, Itália, Holanda, Suécia, Noruega, Luxemburgo, Angola, Alemanha etc., além de pastores do Brasil, membros do conselho presbiteral e o presidente da ICM, Gedelti Gueiros, também estiveram no evento. O evento foi uma benção e edificou espiritualmente os participantes. “O Maanaim veio coroar todo esse processo, unificando e consolidando a doutrina da Obra do Senhor,” disse o pastor Paulo Futuro, que também assiste a ICM em Portugal desde setembro de 2016.
Recente história da ICM em Portugal
Como breve histórico, vale ressaltar que o recomeço da ICM em Portugal aconteceu em sete de março de 2016, com obreiros das zonas de Lisboa e da Margem Sul. No dia 11 de março de 2016 foi realizada a primeira reunião por videoconferência com os pastores do presbitério da ICM-Brasil. O primeiro culto ocorreu no dia 20 de março de 2016, no hotel Epic Sana, com aproximadamente 200 participantes e pastores do presbitério. Nesse início, os cultos eram realizados em salas de hotéis. No dia 25 de março de 2016, houve um seminário com a presença de 268 pessoas. O primeiro templo consagrado foi de Cruz de Pau, no dia 24 de setembro de 2016. Logo após, cerca de 30 pontos de pregação foram iniciados por todo o país, até chegar ao número atual, em setembro de 2019, de 1200 membros.
Por Andréia Talma
Fotos da Equipe de Comunicação da ICM de Portugal