Notícias

Idosos com Alzheimer participam de culto evangelístico na Virgínia (EUA)

“Jesus, a Luz do Mundo” foi a mensagem levada aos pacientes com Alzheimer do lar de idosos Renaissance, na cidade de Annandale, no estado americano da Virgínia, nos Estados Unidos, em um culto realizado por membros da Igreja Cristã Maranata (ICM) de Falls Church, na tarde do dia 09 de fevereiro de 2020. 

O grupo de 12 irmãos, formado por senhoras, jovens e obreiros, entoou hinos antigos que reacenderam a memória dos 25 idosos e funcionários presentes. Os participantes lembraram-se das letras e melodias das canções entoadas.

O Pastor David Vieira dirigiu o culto evangelístico e destacou a reação dos participantes. “Os pacientes reconheceram os hinos e cantaram conosco. Alguns levantavam as mãos e sorriam. Vários estavam quebrantados”. Por se tratar de idosos com dificuldades de memória e atenção, a professora de Escola Bíblica Dominical (EBD) Angela Vieira entregou uma mensagem sobre a conversão de Paulo, apontando Jesus como a Luz do Mundo, conforme explicou o Pastor David.

Após o culto, os idosos receberam assistência e oração. “Uma senhora, paciente do local, testemunhou que sentia muito a presença do Espírito Santo” acrescentou o pastor. Enfermeiras e trabalhadores foram convidados a participarem dos cultos na ICM.

“Não há barreiras”

Para a senhora Rosana Lima, a alteração no comportamento dos idosos e a forma como eles se lembravam dos hinos e da Palavra foram marcantes. “É um milagre ver que não há barreiras para a operação do Espírito Santo. A palavra de Deus pode penetrar corações e mentes, e o Senhor proporcionou uma utilização nova das aulas dadas nas classes das crianças, intermediários e adolescentes”, ressaltou.

Sobre a reação dos pacientes, Rosana relatou a experiência de um senhor que, devido a uma forte ansiedade, não conseguia permanecer sentado ou atento por mais de dois minutos. No entanto, durante o culto, ficou sentado e dirigiu-se por duas vezes aos instrumentistas sorrindo e gesticulando. “Outra senhora que também costuma ser mais isolada e agressiva, manteve-se sentada e tentava participar a cada ênfase dada em algum tópico da mensagem. Ela se afastou um pouco e pediu para sentar-se numa poltrona comigo, um comportamento não observado no dia a dia”, frisou.

A visita ao lar de idosos abriu os olhos da jovem Rachel Vieira, de 23 anos, para uma realidade até então desconhecida de muitos jovens. “Esses homens e mulheres idosos estão separados de suas famílias, enfrentando solidão e desesperança todos os dias, sofrendo com Alzheimer e demência. Uma senhora me contou chorando o quanto se sentia sozinha, sem família que a visitasse. Durante os louvores seus rostos foram visivelmente iluminados”, enfatizou Rachel.

O trabalho evangelístico fez o jovem Leonardo Nunes, de 18 anos, valorizar ainda mais a benção de ter sido criado na presença do Senhor. “O mundo proporciona solidão no fim da vida, mas nosso Deus não desampara os fiéis. Tenho a esperança de que um dia estarei com o Rei dos reis, o meu Jesus, e viverei eternamente com o Senhor”, refletiu. De acordo com o Pastor David Vieira, o grupo da igreja de Falls Church retornará ao local para mais um culto nas próximas semanas.

Por Andréia Talma

Contribuição de Isabela Pelto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *