Notícias

Inglaterra: ICM publica louvores em inglês com animações

Com o objetivo de alcançar as crianças que só compreendem a língua inglesa, começaram as gravações dos louvores com animação pelos membros da Igreja Cristã Maranata (ICM) da Inglaterra, no dia 18 de abril. A gravação dos louvores iniciou com duas crianças e uma adolescente utilizando um microfone e um computador. Como o resultado foi satisfatório, outras crianças desejaram participar das gravações em suas casas. O trabalho cresceu e recebeu mais voluntários. O grupo possui 15 participantes. “Neste momento de pandemia, nas aulinhas das crianças percebi que elas não estavam participando como deveriam, então isso me motivou a querer procurar uma forma de usar essas animações com os louvores em inglês,” explicou Danielly Ribeiro, da ICM de Greenwich, Inglaterra, coordenadora do trabalho junto às crianças. Além de proporcionar a animação totalmente em inglês para auxiliar as crianças da igreja, também é uma ferramenta de evangelização que pode alcançar mais crianças.

YouTube video

As traduções dos louvores da coletânea é um trabalho do Departamento de Louvor da ICM. Cada língua possui um coordenador. As traduções para a língua inglesa são coordenadas pela ICM nos EUA. As animações dos louvores das Crianças, Intermediários e Adolescentes (CIAs), por sua vez, são realizadas pela ICM no Brasil, que disponibiliza o arquivo aberto aos irmãos da Inglaterra para inserirem o áudio e a legenda na língua inglesa.

Depois de gravados os louvores pelas crianças na Inglaterra, suas vozes são unidas em software, editadas e inseridas na animação com legenda. Algumas animações possuem palavras escritas em português, como por exemplo, Salvação, Eternidade, Jesus e Céu que também são traduzidas. O pastor Charlles Cibien, coordenador da ICM na Inglaterra e Irlanda, disse que os louvores são conferidos antes de serem publicados e utilizados nos cultos e aulas das CIAs. O trabalho com animações é realizado por Danielly e alguns irmãos da ICM de Greenwich, pastoreada por Ademir Lodi.

O canal da ICM London no Youtube (ICM – Maranatha Christian Church – UK) exibe nove animações. A cada duas semanas, entre dois a quatro louvores são disponibilizados no canal. Esse tempo leva em consideração os ensaios das crianças, o recebimento das animações pela ICM do Brasil, edição e análise do material final. Os primeiros louvores traduzidos, com áudio e animação, foram “Eu quero cantar” (“With joy I will sing”) e “Jesus é a nossa vitória” (“In Jesus we always have vict’ry”). A animação do hino “Preciosa semente” é a próxima publicação.

Atualmente, sete louvores estão em produção. “No momento estamos aguardando vídeos sem legendas para continuarmos nosso projeto com uma melhor qualidade,” acrescentou Danielly. Abaixo, a lista de louvores em produção.

  • Como uma folha ao vento (Just like a leaf)
  • Firme sim (Standing Firm)
  • Tenho uma Candeia (I have a little lamp)
  • No expresso viajamos (On the happy day express)
  • Dons do Espírito Santo (Gifts of Holy Spirit)
  • Vem para o meio (Waters of Salvation)
  • Foi no caminho para Damasco (On the road to Damascus)

“Olha mamãe, olha, olha lá Jesus”

As crianças que estão participando das gravações dos louvores estão vivendo experiências marcantes com Deus. Há 30 dias, uma das crianças que participa do trabalho de gravação estava brincando no quintal com seu primo. Naquela semana o louvor “Maranata, Jesus breve virá!” estava sendo ensaiado. Conforme relato dos familiares, o menino ficou parado, olhando para o alto por um tempo. Logo, correu e chamou o seu pai e disse “Papai, eu vi o céu bem pertinho de mim, os anjos estavam cantando um louvor pra mim.” O pai, então, perguntou qual era o louvor? Ele respondeu: “Eles estavam cantando Glória, Glória, Aleluia! Vencendo vem Jesus! e depois cantaram o “Maranata” pra mim”.

Da mesma forma, Deus falou com um menino de dois anos. Sua irmã de quatro anos e seu irmão de nove anos fazem parte do projeto de gravação dos louvores. A criança de dois anos gostava de assistir animações de músicas infantis de outros canais do Youtube. No entanto, depois que os vídeos de animações dos louvores da ICM começaram a ser lançados em inglês, começou a pedir a mãe para assistir. Ontem, 31 de maio, o menino estava sentado na porta de sua casa, olhando para o céu e começou a chamar sua família. Apontando para o céu, muito emocionado, dizendo: “olha mamãe, olha, olha lá Jesus”. E repetia isso várias vezes, para eles olharem para o céu, pois Jesus estava lá. Essa criança ainda não conseguia pronunciar palavras. Mas, nesse dia, até os pais e familiares ficaram maravilhados com o testemunho da criança.

Louvores com paisagens para o culto digital

Outro projeto de produção dos louvores com paisagens, em inglês, tem sido realizado de forma intercontinental, isto é, pelos irmãos da Inglaterra, Canadá e EUA. Esse trabalho importante é a junção das letras dos louvores traduzidos para o inglês, áudio e imagens de paisagens, conforme os louvores que têm sido exibidos nos cultos publicados pela ICM do Brasil. Os membros desses países estão mais próximos remotamente e mais unidos para a execução desse projeto.

Vivenciaram uma experiência com a demora na entrega de um equipamento comprado. Então, o grupo de produção dos louvores clamou em oração e Deus solucionou o problema rapidamente, antes da data prevista. Muitas outras experiências já estão presenciando com esse trabalho. “Uma irmã partilhou conosco que um amigo inglês ouviu os louvores e sentiu muita alegria e paz com o hino Meu Deus vence batalhas (My God Wins every Battle)”, disse o diácono e coordenador das gravações de louvores, João Nascimento.

No canal ICM London estão disponíveis os louvores “Vem Jesus Cristo já vem”, “Em Ti eu encontro”, “O Espírito de Deus”, “Meu Deus vence batalhas”, “Pelo Sangue de Jesus”, “Clamarei, Clamarei” e “O grande amor do meu Senhor”.

YouTube video

Recepção dos cultos na Inglaterra e Irlanda

Essa região é coordenada pelo pastor Charlles Cibien com o auxílio de quatro pastores e três ungidos, responsáveis por seis igrejas e cinco pontos de pregação. Assistem cerca de 510 membros na Inglaterra e 19 na Irlanda. Em isolamento social, os membros participam dos cultos disponibilizados no canal oficial da ICM no Youtube. Por conta do fuso horário de quatro horas de diferença, a maioria participa dos cultos durante o dia por ser madrugada na Inglaterra o horário da transmissão ao vivo. Para que todos possam participar do culto na hora marcada, acontece os cultos no Youtube da ICM London, nas quartas-feiras e sábados, às 20h, horário local, com tradução para o inglês. Pelo aplicativo ZOOM, os membros participam das madrugadas, diariamente. Nos demais dias, os pastores também usam essa plataforma para fazer o culto com suas igrejas. Aos domingos, participam somente dos conteúdos produzidos e transmitidos, ao vivo, pelo canal oficial da ICM no Youtube: Escola Bíblica Dominical, Programa Anunciando o Evangelho Eterno e culto da noite.

Por Andréia Talma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *