O programa semanal de televisão “Anunciando o Evangelho Eterno”, produzido pela Igreja Cristã Maranata (ICM), começou a ser exibido por canais de televisão, no Brasil, desde março deste ano. Objetivando atender aos membros do exterior, em sua própria língua, os programas começaram a serem dublados para o canal da ICM no Youtube e para alguns canais de televisão e rádio da América Central e do Sul, África e Europa. Apoiadas pela Missão Internacional Cristã Maranata (MICM), regiões do Panamá, Chile, Peru, Guiné-Bissau, Moçambique, Rússia, Ucrânia, Israel e Estados Unidos, têm assistido o programa dublado por televisão ou rádio. O programa transmite ensinamentos bíblicos respaldados pela revelação do Espírito Santo de Deus. Com isso, muitas experiências têm sido vividas pelos telespectadores. A seguir, algumas a serem destacadas.
Conteúdo proporciona experiência comparada a seminário
O pastor Edilson Rocha, que auxilia na assistência dos membros em Moçambique, país localizado na África Oriental, informou que os irmãos estavam com dificuldades de acesso ao programa pelo custo local da internet. Por isso, a ICM começou a transmissão do programa por rádio. Assim, os membros e demais ouvintes estão sendo alcançados.
“Para nós, como igreja, é como se tivéssemos seminário todas as semanas”, testemunhou a irmã Milena Adalgisa da ICM de Tete – Moçambique.
A Rádio SIRT, que transmite o programa em Moçambique, fez um questionário aos seus ouvintes perguntando o que preferem escutar da grade. O Programa Anunciando o Evangelho Eterno foi o mais votado conforme resultado da pesquisa.
“Os ouvintes da Rádio SIRT estavam acostumados a ouvirem letra e razão (acerca da Bíblia). Hoje percebem que existe revelação (Palavra Revelada).” Disse Tobias – diretor da rádio SIRT.
Deus fala através do Programa Anunciando o Evangelho Eterno
No idioma russo, o programa é dublado pelo canal de televisão TBN-Russa. A emissora emitiu um relatório da recepção e interação de seus telespectadores, do período de 04/07/2020 a 22/08/2020. Em resumo, mais de cinco mil contatos via aplicativos de celular, ligações telefônicas, site e redes sociais foram recebidos a cerca do programa. Entre as comunicações, há pessoas desejando oração, encorajamento, outras agradecendo, algumas dizendo terem sido abençoados.
Leia alguns depoimentos de espectadores. Os nomes foram suprimidos, preservando suas localidades entre parênteses.
- “Um estudo muito perspicaz da Bíblia. Bom programa. Deus abençoe.” (Rússia).
- “Obrigado pela revelação que encontrei em seu programa. Palavra preciosa!” (Lituânia).
- “Eu escolho viver à luz da revelação!”(Rússia).
- “Muito interessante encontrar ligações entre ciência e fé. Obrigada pelo programa.”(Rússia).
- “Muito obrigado, queridos irmãos e irmãs, pelo programa. Assisti e senti que Deus está falando comigo!” (Rússia).
- “Obrigado pela tradução. Os pastores dizem coisas muito importantes e explicam muito bem. Muito obrigado, que Deus abençoe o ministério.”(Bielo-Rússia).
- “Estou assistindo ao programa e muito feliz por estar em russo. Obrigado pela tradução.” (Rússia).
- “Estou muito feliz que o programa possui a tradução em língua de sinais. Estou com problemas de audição.”(Rússia).
- “Um vídeo muito útil. Obrigado por explicar a Bíblia e ajudar a entendê-la. Seja abençoado! Louvado seja Deus!” (Ucrânia).
- “Uma ótima reflexão sobre a Bíblia. Isso abriu um novo sentido para mim. Louvo a Deus!” (Rússia).
- “Obrigado por pregar sobre a Igreja fiel e a genética da eternidade. Sejam abençoados por nosso Pai Celestial!” (Ucrânia).
- “É o momento certo para lembrar às pessoas sobre Deus e orar para que elas conheçam o Senhor.” (Rússia).
A mensagem de salvação tem que ser pregada
A foto e vídeo foi realizada há dois meses. Mostra o programa sendo ouvido via rádio no Panamá, em região do estado sem rodovias, de difícil acesso, totalmente isolado, no condado do Clarim Ngoble, na comarca de Ngabe-Bugle. A comunidade indígena que vive nessa localidade, distante dos centros urbanos acometidos pela pandemia, faz parte de outra igreja evangélica, pastoreada pelo pastor Milciado, porém recebe há alguns anos a assistência da ICM do Panamá, tendo participado, em anos anteriores, de seminários presenciais na igreja do Panamá, na cidade de Aguadulce, conforme informações dos pastores Vicente Castilho, Nairon Pimentel e do obreiro Pedro Murtha Lacerda. Após as transmissões do Programa Anunciando o Evangelho Eterno, os pastores no Panamá têm recebido ligações em seus celulares de muitos visitantes para receberem oração e esclarecimentos da Palavra de Deus.
Fora da aldeia indígena, o programa também tem repercutido. “Uma irmã me escreveu pedindo uma das aulas e louvores, pois sua amiga havia escutado a rádio e ficou maravilhada. Queria os louvores para ouvir em sua casa”, disse o obreiro Pedro Murtha Lacerda.
A família de um pastor de outra denominação evangélica, assistida pelo pastor Vicente da ICM do Panamá, contou que estavam se sentindo abandonados pela igreja a qual pertenciam. Começou a ouvir os programas da ICM pela rádio e ficou maravilhada, testemunhando que as igrejas deixaram de pregar a volta de Jesus, sendo que essa é a mensagem que deve ser anunciada.
ICM trabalha para aumentar o alcance do Programa
Importante observar, que a estreia do programa é mundial pelo Youtube, no canal da ICM, sempre às 21h, às sextas-feiras, proporcionando acesso a todas as regiões do mundo que possuem sinal de internet.
No entanto, com o intuito de evangelizar e propiciar acesso facilitado aos seus membros no exterior, a ICM continua buscando emissoras de rádio e canais de televisão para a exibição do Programa Anunciando o Evangelho Eterno, a fim de alcançar mais vidas sedentas pela revelação da Palavra de Deus.
Por Andréia Talma